MBDA Digital Assets abre negociação de novos tokens de cotas de consórcio

Novo lote tem cenário base de retorno previsto em 14,5% ao ano e previsão de liquidação total em fevereiro de 2025

São Paulo, janeiro 2022 – O Mercado Bitcoin Digital Assets (MBDA), empresa do ecossistema da 2TM especializada em registros em blockchain e tokenização de ativos reais, abrirá a partir desta sexta-feira, 21 de janeiro, a negociação de novos tokens de cotas de consórcio (MBCCSH02), por meio de sua plataforma web e pelo aplicativo. 

A estratégia de tokenização do crédito de cotas de consórcio torna possível a aquisição de unidades (frações) dessas cotas de diferentes administradoras, com um cenário base de retorno previsto em 14,5% ao ano e previsão de liquidação total em fevereiro de 2025, com a previsão de pagamentos periódicos ao longo do tempo.

O objetivo do produto é ajudar o investidor a diversificar a sua carteira, oferecendo uma oportunidade de alto retorno, além de ampliar o acesso a esse tipo de ativo, por meio do investimento mínimo de apenas R$ 100.

Esse é o quarto lote desta natureza lançado pela MBDA, somando cerca de R$ 14,4 milhões tokenizados. Para os dois primeiros, lançados em 2020,  – MBCONS01 e MBCONS02 -, os clientes receberam os pagamentos de liquidação total, apresentando rentabilidade de 9,3% a.a. e 8,3% a.a. respectivamente. O terceiro (MBCCSH01) foi emitido em 19 outubro de 2021 e em 26 dias já houve liquidação parcial, com rentabilidade de 0,63% por token, o equivalente a 128% do CDI. A previsão de liquidação total é junho de 2025, com retorno estimado de 12% a.a.

Segmento em alta

Segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, o segmento teve o melhor desempenho dos últimos dez anos e vendeu a maior quantidade de cotas da história, andando no sentido contrário da economia, mesmo em meio à pandemia.

De janeiro a outubro de 2021, foram comercializadas 2,87 milhões de novas cotas, 15,7% acima das 2,48 milhões do ano passado. Nos últimos 10 anos o crescimento foi ainda mais significativo: 38%.

Para oferecer as cotas de consórcio, foi desenvolvida uma parceria com a Concash – originador especializado no setor – que negocia cotas ativas e cotas excluídas por inadimplência com o participante do consórcio, que pode vender sua cota sem precisar esperar o final do plano para resgatar parte do investimento, assim esse participante pode obter liquidez de forma mais rápida do que pelo meio convencional.