Mercado Bitcoin Digital Assets lança token de consórcio com liquidação mensal

Token criado pela unidade de tokenização do Mercado Bitcoin, maior corretora de criptoativos da América Latina, terá retorno estimado de 12% ao ano

São Paulo, outubro de 2021 – O grupo 2TM, controlador do Mercado Bitcoin, a maior corretora de criptoativos da América Latina, e outras oito empresas, lança mais um produto para democratizar as finanças: um token de consórcio que terá liquidação mensal. Este é o primeiro token de consórcio criado pelo MBDA (Mercado Bitcoin Digital Assets) a remunerar os investidores todo mês. A novidade foi criada em parceria com a Concash, startup especializada na compra de cotas de consórcio.

A unidade de tokenização do Mercado Bitcoin disponibilizará 49.400 tokens de consórcio a partir do dia 21 de outubro. Cada unidade sairá por R$ 100, totalizando cerca de R$ 5 milhões. Os tokens têm uma estimativa de rendimento de 12% ao ano. Para chegar a esse retorno, a Concash comprou com desconto cotas excluídas de consórcio, aquelas que deixaram de ser pagas pelos consorciados, e cotas contempladas, cujos donos não querem esperar para receber seus recursos.

“Neste momento de inflação acelerada, esse é um produto bastante interessante de proteção, que oferece um rendimento superior às expectativas para o IPCA”, explica Ronaldo Faria, diretor do MBDA. Segundo a pesquisa semanal Focus do Banco Central, o mercado projeta que o IPCA suba 8,45% este ano e 4,14% em 2021. “Além disso, é uma grande novidade para a gente oferecer um produto que paga rendimento mensal logo após a oferta.’’

A liquidação dos tokens acontece a partir do sexto mês. O MBDA estima que o token terá uma duração de 44 meses, prazo que pode até ser menor dependendo das contemplações das cotas. Segundo projeção da tokenizadora, cerca de 80% das liquidações devem se concentrar em 26 meses. Este é o terceiro token de cotas de consórcios lançado pelo MBDA, mas o primeiro token híbrido, ou seja, que é lastreado tanto em  cotas excluídas quanto ativas.

Na concepção do token, o MBDA usa cotas de diferentes administradoras e também de grupos efetuando uma análise prévia de crédito e dos seus respectivos riscos. O Mercado Bitcoin e o MBDA também são investidores do token. A partir de 60 dias, os compradores dos tokens também poderão negociá-los no mercado secundário.