Mercado Bitcoin e Distrito lançam Clearbook, plataforma para democratizar o investimento em startups no Brasil

Maior corretora de bitcoin e criptomoedas se une à principal empresa de inovação do País para transformar o mercado de equity crowdfunding

 

Referências em suas áreas de atuação, a corretora de criptomoedas Mercado Bitcoin e a plataforma de inovação aberta Distrito lançam a Clearbook, uma solução de crowdfunding de investimentos em startups e projetos inovadores. Com mais de 2,5 milhões de clientes, a corretora poderá atrair capital para as startups. O Distrito, hoje reconhecido como o maior ecossistema independente de startups do País, fará uso de sua rede justamente para atrair estas jovens empresas de base tecnológica e alto potencial de escalabilidade. A plataforma já recebeu a autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e está em fase de ajustes finais para o início da operação, previsto para ocorrer ainda no primeiro semestre.

Financiar o crescimento exponencial de startups de diversos segmentos e oferecer aos investidores negócios que tenham potencial real de retorno financeiro e impacto é o objetivo da plataforma Clearbook. “Geralmente o processo de captação ainda é bastante tradicional e acaba restrito àqueles investidores que já têm alguma familiaridade com o setor de fintechs. A robustez da Clearbook, que conta com a capacidade do Mercado Bitcoin em criar soluções que democratizam o acesso a investimentos, somada à relevância do Distrito para originar bons negócios, irá justamente ajudar nessa busca”, explica Reinaldo Rabelo, CEO do Mercado Bitcoin.

No início, os investimentos estarão disponíveis apenas na plataforma da Clearbook, mas Reinaldo explica que o objetivo é oferecer esse tipo de investimento em outros canais, assim que a regulação permitir — inclusive, na forma de tokens, a serem negociados no Mercado Bitcoin.

“Estamos construindo um ambiente de infraestrutura de mercado para oferecer aos clientes opções para negociar ativos digitais onde e como quiserem”, garante, reforçando que este movimento fará com que a plataforma se torne uma bolsa de startups tokenizadas.

“Com a liberação da oferta a este tipo de investimento em outras plataformas, conseguiremos aumentar o alcance e democratizar o acesso a investimento em inovação para diferentes perfis de investidores”, reforça Guilherme Skinner, líder da Operação.

Para Gustavo Araujo, CEO do Distrito, a  Clearbook resolve, de uma só vez, dois problemas do mercado. “Investir em startups na pessoa física é algo extremamente arriscado e que exige uma expertise para apostas mais assertivas. Justamente por esta razão, caberá ao Distrito uma curadoria prévia das startups, reunindo-as em grupos de acordo com critérios específicos. Isso dará ao investidor mais segurança, ao mesmo tempo que os riscos serão diluídos”, comenta. “Para além disso, ainda teremos uma injeção de capital em startups early stages, que carecem de financiamento para escalarem”, completa.

A Clearbook já está recebendo inscrições e avaliando empresas para listar as primeiras ofertas. Os investidores interessados também já podem se inscrever para serem notificados sobre as ofertas acessando o site: https://www.clearbook.com.br/