Mercado Bitcoin lista OPTIMISM em sua plataforma

Recém-lançado ao mercado, o token visa aumentar a eficiência da rede Ethereum

São Paulo, junho de 2022 – O Mercado Bitcoin, maior plataforma de ativos digitais da América Latina, lista a partir de hoje OPTIMISM (OP), o token de um dos maiores projetos voltados para aumentar a eficiência da Ethereum. 

Lançada ao mercado em 31 de maio, é uma das soluções de escalabilidade de Segunda Camada (L2) e que tem o objetivo de ter transações com a segurança da rede Ethereum, de forma mais rápida e barata. Isso é possível por meio do Optimistic Rollups, uma tecnologia cripto que agrupa as transações para reduzir a carga de tráfego na rede principal. 

O processo da Optimism conta com os sequenciadores que executam os cálculos off-chain, publicando os dados de transação compactados em um contrato inteligente no Ethereum, com diversos pontos de verificação em momentos periódicos. Toda vez que o sequenciador publica informações de uma transação, há uma janela na qual qualquer pessoa pode executar cálculos para determinar se os dados da transação são válidos. Após esse fluxo, o verificador recebe parte do depósito como recompensa pelo esforço enquanto o restante é queimado, e em seguida, um novo sequenciador verifica os dados registrados na cadeia. 

Para Lucas Pinsdorf, especialista de novos negócios do Mercado Bitcoin, devido ao número cada vez maior de usuários usando a rede Ethereum, certas limitações foram encontradas, sendo assim as soluções de segunda camada fazem a diferença, melhorando a capacidade da rede e reduzindo taxas. 

As principais vantagens do projeto são: 

Interoperabilidade: foi projetado para que os usuários possam enviar mensagens arbitrárias entre contratos inteligentes no Optimism e no Ethereum, possibilitando a transferência de ativos, incluindo tokens ERC 20, entre as duas redes. 

Velocidade: permite que as transações sejam concluídas em uma velocidade muito acima da rede principal do Ethereum. 

Escalabilidade: com a diminuição dos custos por transações em até 100 vezes, o projeto busca trazer uma alta escalabilidade para o mundo cripto. 

Distribuição para bens públicos: construiu uma fonte de financiamento sustentável nos mecanismos da própria rede. A receita direta ou leiloada do sequenciador é distribuída de volta ao ecossistema principalmente por meio do Financiamento de Bens Públicos Retroativos, criando fortes incentivos para que os indivíduos construam para o bem público do Optimism Collective. 

Governança: irá distribuir 5,4% do fornecimento inicial total de tokens (231.928.234 OP) para projetos e comunidades do Optimism por meio do Governance Fund. O objetivo do Governance Fund é capacitar a comunidade do OP para incentivar proativamente o crescimento futuro de projetos e comunidades no ecossistema Optimism.