Clientes do Mercado Bitcoin poderão investir em DeFi

banner-arrow

Uniswap, Aave, yearn.finance, Compound, Curve, Synthetix e 0x foram liberadas para investimentos na exchange

 

São Paulo, maio de 2021 — O Mercado Bitcoin incluiu hoje (11), sete novos DeFi em sua plataforma. As aplicações DeFi, que se referem às “finanças descentralizadas”, procuram fornecer serviços similares aos que são oferecidos no mercado tradicional, mas no ambiente cripto. As aplicações de DeFi relativas a empréstimos, por exemplo, cortam intermediários, como o banco, e possibilitam que sejam feitas diretamente entre duas pessoas que não se conhecem, por meio de contratos inteligentes (Smart Contracts).

Veja o que cada DeFi representa:

UniSwap — Exchange Descentralizada, na qual é possível realizar, de forma automatizada, a negociação entre dois ativos. A UniSwap busca prover liquidez para outros protocolos de DeFi, por meio do seu sistema de trocas. O UNI, token próprio da plataforma, é um token de governança, que dá aos seus detentores o direito de votar nas propostas para o futuro da UniSwap.

yearn.finance (YFI) — A yearn é uma plataforma de finanças descentralizadas (DeFi) que fornece várias possibilidades para seus usuários. Além dos produtos de empréstimo, a YFI facilita o yield farming — possibilidade de obtenção de ganhos através das taxas de empréstimo de diferentes protocolos de DeFi — por conta do seu mecanismo de cofres (vaults).

Aave — Aave é um protocolo para empréstimos descentralizados, de código aberto e não-custodiante. Entre outras features, possibilita durações curtas e flash loans (empréstimos relâmpagos).

Os flash loans são empréstimos instantâneos que não necessitam de colateral, mas devem ser pagos na mesma transação enviada ao blockchain.

Curve — Curve possibilita trocas descentralizadas com ênfase em stablecoins. É possível criar agrupamentos (pools) de stablecoins na Curve e, enquanto não são utilizados para negociar, o protocolo automaticamente habilita os fundos para receber retorno no Compound.

Compound — Compound é um protocolo para empréstimos descentralizados. Ao fornecer ativos para o agrupamento (pool) de liquidez, usuários recebem cTokens — o token nativo do Compound — que representa um porção do pool. O COMP, token de governança do protocolo, dá aos detentores o direito de voto para futuras implementações no protocolo.

Syntethix — Synthetix é uma plataforma descentralizada para emissão de ativos sintéticos ligados a moedas nacionais, commodities, ações e índices.

0x — A 0x é uma plataforma que fornece infraestrutura e provê liquidez para exchanges descentralizadas, com sistemas de trocas com baixa fricção e com liquidez para a realização das negociações. Ela agrega liquidez de diferentes formas, acessando agrupamentos (pools) de diferentes protocolos de DeFi, como a Uniswap, Curve e Balancer, por exemplo. O ZRX, seu token nativo, é a “gasolina” da plataforma, além de ser possível disponibilizá-lo para stake na plataforma e, assim, receber retornos com o token.