MB Tokens lança estrutura de fundos em parceria com FIDD, Iguana Investimentos e Ouro Preto Investimentos

Os fundos de investimento em direitos creditórios (FIDCs) são destinados para compra, venda e tokenização de ativos digitais 

São Paulo, junho de 2022 – O MB Tokens, empresa de tokenização de ativos, integrante do ecossistema do Mercado Bitcoin, em conjunto com a FIDD, administradora de recursos, lançam dois Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs), sendo o primeiro deles com estratégia de desinvestimento para ceder créditos a tokenizar, sob gestão da Iguana Investimentos, e o segundo em comprar tokens de cotas de consórcio, sob gestão da Ouro Preto Investimentos. 

O primeiro FIDC é investido exclusivamente pela holding do ecossistema do Mercado Bitcoin, a 2TM. O fundo adquire direitos creditórios tradicionais e, como estratégia de desinvestimento e cede fluxos financeiros que serão objeto de tokenização e oferecidos como uma renda fixa digital na plataforma do Mercado Bitcoin via MB Tokens.  

O segundo FIDC, é destinado a investidores qualificados. O objetivo deste fundo é adquirir os tokens lastreados em cotas de consórcio e, assim, viabilizar a distribuição deste tipo de ativo a investidores do mercado tradicional, sendo o pioneiro com esta estratégia.  

“Um dos nossos principais objetivos sempre foi democratizar o acesso a investimentos alternativos que se assemelham a uma renda fixa tradicional, mas que se diferenciam pela alta rentabilidade e eficiência do produto, dado a tecnologia aplicada”, explica Vitor Delduque, Diretor de Novos Negócios, do MB Tokens. 

Essa democratização já possibilita o acesso do investidor comum, com a aquisição de um token (fração digital do ativo tradicional) a um ticket inicial de R$ 100, agora avança e possibilita também o investimento do público institucional.  

O FIDC é uma estrutura dedicada para a aquisição de direitos creditórios e tem o objetivo de unir seus recursos para o bem comum de todos os participantes. É um investimento análogo a um fundo de investimento de renda fixa, que tem, no mínimo, 50% de seus ativos em títulos de crédito com risco superior ao dos fundos de renda fixa.  

Bacen reconhece a tokenização como o futuro dos produtos financeiros 

Em evento realizado no início do mês, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, reconheceu que a tokenização é a principal tendência do mercado, diante de um avanço tecnológico que “chegou para ficar”.  Ainda reiterou que a tecnologia é uma maneira de tornar a intermediação financeira “mais barata e inclusiva” e que isso deve ser explorado pelas estruturas de FIDC. 

“Essa afirmação do presidente do Bacen eleva o MB Tokens a um novo patamar no setor de tokenização de ativos, uma vez que fomos os pioneiros neste setor, trabalhando com isso desde 2018 e trazendo maior alcance aos seus produtos financeiros”, reforça Delduque. 

Nenhum dos FIDCs supracitados se encontram em período de oferta ou captação, assim sendo, esta nota ao mercado não representa prospecto ou documento de oferta destes. 

Sobre MB Tokens 

Empresa do ecossistema da 2TM, é uma FMItech especializada em registros em blockchain e tokenização de ativos reais, desenvolvendo projetos para construção de uma infraestrutura para investimentos alternativos. É uma empresa do mesmo ecossistema do Mercado Bitcoin (MB) que proporciona a tokenização destes ativos, desenvolvendo estruturas de operações com ativos digitais.  

Sobre a FIDD Group 

Empresa de Serviços Financeiros fundada em 2019 com o objetivo de elevar o patamar na prestação de serviços para fundos de investimento, a FIDD quer trazer mais transparência e aplicar inovação efetiva para permitir o crescimento seguro e acelerado do mercado de capitais. Além disso, busca desburocratizar as atividades automatizando processos operacionais, utilizando seu tempo para fazer o que deve ser feito: diligência, controle e fidúcia. Dessa forma, os clientes e os parceiros podem focar no seu propósito, sem sobreposição de atividades, retrabalho e insegurança. Para isso, conta com excelentes profissionais com experiência desde acadêmica a de mercado, e, principalmente com vontade de construir e fazer diferente e melhor. O FIDD Group possui autorização pela CVM para atuar em Administração Fiduciária e Controladoria de Fundos no Brasil. Outro destaque está em ser filiado e aderente aos códigos de autorregulação pertinentes da Anbima.