“Tokenize sua ideia” entra em sua fase final com a divulgação dos vencedores

Dos 52 projetos inscritos, oito foram selecionadas para o pitch; dois deles serão escolhidos pela banca avaliadora e ganharão um workshop sobre planejamento de tokenização, junto dos maiores profissionais do universo blockchain

São Paulo, fevereiro de 2023 – O Tokenize sua ideia, programa de seleção voltado a empresas, startups e projetos de pessoas físicas que procuram inovar na nova economia digital, idealizado pelo MB (Mercado Bitcoin), maior plataforma de ativos digitais da América Latina, selecionará nesta quarta, 01 de março, a partir das 9h, online, os dois vencedores que irão ganhar um workshop de 12 horas sobre tokenização. A iniciativa, que contou com 52 projetos inscritos, é realizada em parceria com a Blockchain Academy, vertente de educação do Grupo 2TM, ao lado da One Percent, Cambiatus, Nossa Terra Firme e Cryptum. 

Para participar do pitch, oito projetos foram selecionados para fazerem suas apresentações aos jurados, que vão escolher os dois vencedores. Todos ganharão uma NFT. “Nós vimos muitas ideias boas, mas que ainda precisam de elaboração para sair do papel. Para desenvolver um projeto na indústria é preciso ter certos níveis de conhecimento tecnológico, financeiro, mercadológico e regulatório. Por isso, criamos o Tokenize sua Ideia porque acreditamos que democratizar essa indústria também é dar acesso para quem a constrói e esse é um subsídio necessário para o desenvolvimento do setor”, destacou Fabrício Tota, diretor de Novos Negócios do MB.

A banca avaliadora é formada por Reinaldo Rabelo, CEO do MB; Robson Harada, CMO do MB; André Salem, fundador da Blockforce e co-fundador da Cryptum; Fausto Vanin, co-fundador da One Porcent; Luiz Haddad, Community Builder na Cambiatus; Bernard Pedra, analista do time de Research do MB; Debora Conconi, responsável pelo desenvolvimento de novos negócios e produtos do MB; Érika Fernandes, head de Produtos Educacionais da Blockchain Academy; Fulvio Xavier, gerente de projetos especiais do MB, onde coordena o LIFT Challenge Real Digital, tokenização e stablecoins; Lara Del Soto, atua no desenvolvimento de produtos de inovação e Web3 no MB e Lucas Pinsdorf, responsável pelo desenvolvimento de negócios no MB.

Os projetos selecionados

Startups tokens, por Fernando Luis de Castro: o projeto consiste em tokenizar equity da Unicorn Factory Venture Builder, fazendo com que pequenos investidores e investidores anjos consigam ter acesso a mais de 100 startups nos próximos anos.

Ekonavi ReFi Tokens, por Breno Greive Vegas: a proposta visa contribuir com a construção do conceito “ReFi” (Regenerative Finance) no Brasil, por meio da inclusão de centenas de projetos ecológicos registrados na plataforma Ekonavi no universo Web3 e da criação de tokenomics adaptadas às realidades existentes.

A Coleta Geek, por Fabiano Holtsmann: tem por objetivo levar educação climática para as instituições de ensino básico de uma maneira gamificada e com metodologia prioritária, garantindo a mobilização e engajamento da comunidade escolar.

Condomínios Token, por Andriel da Silva: o projeto quer democratizar o acesso a recursos financeiros para condomínios que visam sustentabilidade e eficiência em seu empreendimento.

BrPunk, por Renato Shirakashi de Sousa: a proposta visa criar perfis de personas descentralizadas e relevantes no universo Web3, fortalecendo as comunidades incentivas por tokens. 

MB Carbon Token, por Umberto Antonio Janoni De Vuono: a ideia do projeto é estimular a redução de emissão de gases poluentes premiando os clientes com uma porcentagem do consumo em pontos de fidelidade MB Carbon por meio de registro das notas fiscais de abastecimento do aplicativo.

Up Vendas, por Francisco Lúcio de Rodrigues Silva: o projeto tem por objetivo gerar tokens da primeira venda para quem trabalha ou quer ser uma revendedora, por meio de um título de empréstimo.

Bacharis Project, por Marcelo Guzella: a intenção é estabelecer uma cadeia produtiva de extrato de própolis em Minas Gerais por meio de processos descentralizados de apicultura.